Prefácio

Há mais de 20 anos que faço a gestão de escritórios em várias geografias de uma empresa de consultadoria estratégica global onde um dos principais desafios é a gestão de equipas de Alto Rendimento. Digo desafios porque é uma actividade complexa, muito exigente mas sobretudo entusiasmante. É muito devido a esta minha experiência de gestão que eu acho que o livro "Equipas de Alto Rendimento" que o Ricardo Fortes da Costa escreveu, é um trabalho de grande qualidade pois consegue juntar um grande rigor e profundidade analítica com casos práticos de vivência de gestão.

 Devo confessar que esta obra me ajudou a entender melhor alguns dos factores críticos de sucesso na gestão e liderança de equipas, obrigou-me a reflectir e a analisar de uma forma mais estruturada o grande desafio da liderança.

 Num contexto económico e empresarial de grande incerteza e em mudança acelerada, a gestão de equipas e a liderança serão factores cruciais para podermos reinventar modelos de negócio que sejam sustentáveis nesta "nova ordem económica".

 "Equipas de Alto Rendimento" é na minha opinião uma obra indispensável de leitura para todos os líderes e gestores, constituindo-se como um manual de consulta frequente.

 A todos os leitores desejo que tenham a satisfação intelectual que eu tive aquando da leitura desta obra.

 

António Bernardo

Presidente

Roland Berger Strategy Consultants

Comments