Equipas de Alto Rendimento - o livro

Como Surge Este Livro

Este livro surge como resultado natural da minha actividade profissional nos últimos vinte anos, seja como executivo, seja como docente universitário e mais recentemente como consultor.

Sob a égide destas diversas responsabilidades, coligi ao longo dos anos, de forma natural e não-planeada, um acervo interessante de conhecimento nesta área da liderança de equipas.

Já desde 2009 que pensava em escrever um livro que permitisse a partilha do meu acervo sobre liderança de equipas. A falta de tempo, bem como alguma inércia resultante de um quotidiano cheio de interesses e alegrias (empresa, universidade e, especialmente, família), levaram a que o adiasse sucessivamente.

Mas há sempre um momento para tudo. E 2011 foi o ano em que acreditei que este livro poderia ser um contributo, uma ajuda, nos tempos difíceis que atravessamos. E assim acabou por ser lançado pela RH Editora no Verão de 2012.

Apesar da redacção deste livro ser uma produção individual, o trabalho acumulado que permitiu a sua escrita foi resultado de um verdadeiro trabalho de equipa. De várias equipas aliás, às quais gostaria de agradecer: à minha família e amigos, aos meus colegas de profissão em todas as organizações por onde passei, aos meus alunos e, por fim, não poderia deixar de fazer um agradecimento especial ao meu inestimável amigo e mentor: o Professor Luís Caeiro. Se não fosse o convite por ele feito para integrar a equipa docente do curso “Saber Liderar” na Universidade Católica, provavelmente este livro não conheceria a luz do dia.

Também a equipa da Editora RH, em especial o Augusto Lobato Neves, merecem uma palavra especial de agradecimento: sem o seu constante estímulo e encorajamento, este livro não sairia da minha prateleira de intenções.

Por fim, a todas as mentes brilhantes com que me cruzei e que me inspiraram ao longo da vida, o meu sentido obrigado.


Sinopse

Equipas de Alto Rendimento pretende ser um companheiro de jornada para todos aqueles que têm como missão obter resultados extraordinários das suas equipas, quase sempre compostas por pessoas absolutamente normais. É este atributo que diferencia líderes como José Mourinho: a capacidade de conseguir que as pessoas dêem às suas equipas o que de melhor têm, muitas vezes para lá do que imaginavam.

Essa capacidade, como a obra demonstra e explica, não resulta de um dom ou de atributos inatos, mas sim de uma prática deliberada e consistente, em que o líder, com treino e disciplina, vai desenvolvendo a competência e a vontade das suas pessoas, numa espiral de entusiasmo e resultados que constitui um verdadeiro ciclo virtuoso.

É aos líderes de equipas que este livro se destina em primeiro lugar. Àqueles que, todos os dias, têm de criar condições para alimentar o compromisso e obter resultados. Àqueles que têm de dar o exemplo, nos bons e nos maus momentos. Àqueles que, como os atletas de alta competição, sabem que têm de praticar permanentemente a sua arte, o seu ofício, para que possam constituir uma referência para os seus seguidores. Sem pedestais ou telepontos. Sujeitos ao duro escrutínio da prática.

Numa linguagem sempre clara e simples, o autor explica os fundamentos da dinâmica das equipas e da motivação humana, abordando passo a passo as melhores práticas das equipas de alto rendimento, criando assim um instrumento de trabalho prático e essencial ao desenvolvimento de competências que são exigidas ao gestor moderno enquanto primeiro responsável pela optimização do capital humano.

Subpáginas (2) O lançamento Prefácio
Comments